OAUC (Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra) lançou o desafio: criação de uma atividade para realizar com alunos e partilha da mesma no Mini Congresso Solar, realizado em 9 de junho de 2013, nas instalações do Observatório. Para o Mini Congresso deveriam ser utilizadas imagens do Sol (espetroheliogramas) realizadas pelo OAUC e disponibilizadas no portal do projeto europeu Discover The Cosmos. A atividade deveria ser para realizar por alunos numa aula de 45/50 minutos.

Cada equipa tinha que ser constituída por um professor e um máximo de três alunos. Na Escola Secundária de Loulé foi criado um grupo de trabalho, eu e mais dois alunos (Margarida Santiago e Filip Sova), para testar a atividade e apresentá-la no congresso.

A 'Animação de uma mancha solar' é para ser utilizada como atividade inicial do estudo do Sol, tentando suscitar dúvidas por parte dos alunos a partir da execução de uma pequena animação relacionada com um espetroheliograma. A partir das questões levantadas acerca do Sol deverá iniciar-se o testudo dos fenómenos relacionadas com a estrutura e funcionamento do interior do Sol.

O trabalho foi publicamente apresentado, pela Margarida e pelo Filip, a partir dos diapositivos seguintes, nos 15 minutos disponíveis.

A seguinte animação reproduz o produto final da atividade, permitindo uma visualização das variações de altitude que ocorrem na zona em torno de uma mancha solar.

[+] SalsaJ

[+] Sol Para Todos

            

Votos de utilizador: 0 / 5

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive