Atividade de introdução à utilização do EV3, destinada a alunos que têm contacto com este robô pela primeira vez.
Introdução
Esta atividade pretende familiarizar os alunos com a sua tecnologia EV3 e o software de programação.
Que elementos podem ser utilizados para construir o robô EV3 da LEGO?
Como utilizar o software de programação do robô?
Como enviar uma programação para o robô?
Como executar um programa?
Objetivo geral
- Interagir com o robô EV3 e respetivo software de programação.
Objetivos específicos
- Conhecer o modelo de robô utilizado.
- Aprender a utilizar o menu do bloco do EV3.
- Utilizar a interface de programação da LEGO para interagir com o EV3.
- Utilizar o robô num teste prático (upload de um programa e verificação do seu funcionamento).
Material
- Computador, ou tablet, com o LEGO Mindstorms Education EV3 instalado.
- Projeto de programação “EV3naFisica”.
- Robô LEGO EV3.
Fotografias
Documentos disponíveis
[+] Guia de utilização "EV3 no ensino da Física" (para professores) [.DOCX] [.PDF].
[+] "Modelo de Plano de aula - O robô EV3" (para professores) [.DOCX] [.PDF].
[+] "Atividade - O robô EV3" (para alunos) [.DOCX] [.PDF].
[+] Projeto de programação "EV3naFisica" (para alunos) [.EV3].
António Machado, Miguel Neta, Teresa Carvalho
Material publicado na Casa das Ciências a 22 de setembro de 2022.