Atividade de introdução à utilização do EV3, destinada a alunos que têm contacto com este robô pela primeira vez.

Introdução

Esta atividade pretende familiarizar os alunos com a sua tecnologia EV3 e o software de programação.

Que elementos podem ser utilizados para construir o robô EV3 da LEGO?

Como utilizar o software de programação do robô?

Como enviar uma programação para o robô?

Como executar um programa?

Objetivo geral

- Interagir com o robô EV3 e respetivo software de programação.

Objetivos específicos

- Conhecer o modelo de robô utilizado.

- Aprender a utilizar o menu do bloco do EV3.

- Utilizar a interface de programação da LEGO para interagir com o EV3.

- Utilizar o robô num teste prático (upload de um programa e verificação do seu funcionamento).

Material

- Computador, ou tablet, com o LEGO Mindstorms Education EV3 instalado.

- Projeto de programação “EV3naFisica”.

- Robô LEGO EV3.

Fotografias

Documentos disponíveis

[+] Guia de utilização "EV3 no ensino da Física" (para professores) [.DOCX] [.PDF].

[+] "Modelo de Plano de aula - O robô EV3" (para professores) [.DOCX] [.PDF].

[+] "Atividade - O robô EV3" (para alunos) [.DOCX] [.PDF].

[+] Projeto de programação "EV3naFisica" (para alunos) [.EV3].

 

António Machado, Miguel Neta, Teresa Carvalho

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Web
Analytics Made Easy - StatCounter
visualizações | © Miguel Neta 2018