Esta atividade destina-se a promover a curiosidade sobre um tema científico que poderá/deverá ser posteriormente tratado em contexto letivo, mais formal.

A atividade consiste na análise do filme “Viagem à Lua” de Georges Méliès, de 1902, considerado um dos primeiros filmes de ficção científica, que pode ser usado em aulas de Físico-Química, Física e Química A e de Física.

A análise é feita de forma informal, de forma oral, ou de forma mais formal, escrita, com possíveis chamadas de atenção para pormenores e questões pertinentes a partir das diferentes cenas do filme.

Para a aplicação da atividade são aqui disponibilizados três tipos de documentos:

Documento "Viagem à Lua - Análise informal", que contém uma contextualização da atividades e permite uma mais fácil aplicação da atividade. Serve como uma base de trabalho. Encontra-se em versão PDF.

Documento “Viagem à Lua – Registo de observações”, para ser usado por alunos para registo de observações durante o visionamento do filme. Neste caso, o professor deverá definir as áreas a ter em conta na observação do filme. Encontra-se disponível em duas versões: DOCX, para permitir a alteração do documento; PDF para consulta/impressão.

Apresentação “Viagem à Lua – Imaginação e Realidade”, que contém um conjunto de imagens para permitir comparar as diferentes cenas do filme com imagens da realidade. Encontra-se disponível em duas versões: PPSX, para projeção multimédia; PDF para leitura/consulta.

[+] "Viagem à Lua - Análise informal" [.PDF]

[+] "Viagem à Lua – Registo de observações" [.DOCX] [.PDF

[+] "Viagem à Lua – Imaginação e Realidade" [.PPSX] [.PDF]

Agradeço comentários e/ou sugestões, que permitam melhorar a atividade.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Web
Analytics Made Easy - StatCounter
visualizações | © Miguel Neta 2020