Esta atividade destina-se a promover a curiosidade sobre um tema científico que poderá/deverá ser posteriormente tratado em contexto letivo, mais formal.

A atividade consiste na análise do filme “Viagem à Lua” de Georges Méliès, de 1902, considerado um dos primeiros filmes de ficção científica, que pode ser usado em aulas de Físico-Química, Física e Química A e de Física.

A análise é feita de forma informal, de forma oral, ou de forma mais formal, escrita, com possíveis chamadas de atenção para pormenores e questões pertinentes a partir das diferentes cenas do filme.

Análise do filme

Durante a análise do filme os alunos deverão identificar algumas cenas marcantes do filme, em função do tipo de análise requerida pelo professor. A igualdade de género, em 1902, ou a aplicação (nem sempre bem) de leis científicas são exemplos.

 

[+] "Viagem à Lua - Análise informal" [.PDF] Este documento contém uma contextualização da atividade para permitir uma mais fácil aplicação da mesma. Serve como uma base de trabalho para o professor.

[+] "Viagem à Lua – Registo de observações" [.DOCX] [.PDF] Este documento é para ser usado por alunos para registo de observações durante o visionamento do filme. Neste caso, o professor deverá definir as áreas a ter em conta na observação do filme.

Entre a imaginação e a realidade

Muita da boa ficção científica prevê algo que, muitos anos depois, se torna realidade, como este exemplo: a vista da Terra a partir da Lua, tal como visto por Méliès e como foi fotografada, a 20 de julho de 1969, a partir do módulo Columbia, em órbita da Lua.

 

[+] "Viagem à Lua – Imaginação e Realidade" [.PPSX] [.PDF] Esta apresentação permite comparar algumas cenas do filme com imagens da realidade.

Agradeço comentários e/ou sugestões, que permitam melhorar a atividade.