ATIVIDADES

Visita de estudo ao CERN de alunos do Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres, de Quarteira, realizada entre os dias 29 de maio e 1 de junho de 2019.

Visita de estudo ao CERN de alunos do Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres, de Quarteira, realizada entre os dias 25 e 28 de maio de 2017.

No dia 24 de fevereiro de 2016, pelas 15 horas, alunos do Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres participaram, por videoconferência, numa visita virtual à experiência CMS instalada no LHC, no CERN.

A equipa 'Notos', constituída por alunos do Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres, participou na Competição CanSat Portugal 2016.

Durante o ano letivo 2014/2015 alunos do 12ºA do Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres participaram neste projeto através da construção e utilização de um detetor de radiação ultravioleta.

A equipa 'Dustbusters', constituída por alunos da turma de Física do 12º ano do Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres, foi uma das equipas selecionadas para a final da Competição CanSat Portugal 2015, que decorreu entre os dias 1 e 3 de maio de 2015, no Aeródromo de Torres Vedras, na Praia de Santa Cruz.

No dia 11 de março de 2015 o Professor Manuel Paiva deslocou-se à Escola Secundária Drª Laura Ayres, escola sede do Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres, em Quarteira, para conversar com alunos do ensino secundário e alunos do ensino básico que participam na Missão X (atividade promovida pela ESA/ESERO Portugal).

No dia 25 de fevereiro de 2015, pelas 15 horas, alunos e professores do Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres participaram, por videoconferência, numa visita virtual à experiência CMS instalada no LHC, no CERN.

No ano letivo 2013/2014 os alunos do 12ºA do Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres participam nas seguintes atividades: deteção de radão no ambiente, reprodução da experiência de Becquerel e a construção e utilização de um detetor de radiação infravermelha.

Esta atividade foi desenvolvida por 4 alunos do Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres, em Quarteira, para participar na competição nacional CanSat Portugal.

Ciencia en Acción é uma iniciativa de várias instituições espanholas que pretende aproximar a ciência e a tecnologia do grande público. A participação está aberta a professores, alunos e divulgadores de ciência de Espanha, Portugal e países latino-americanos.

CanSat é um projeto da ESA - European Space Agency (Agência Espacial Europeia) para a construção de micro satélites por alunos do ensino secundário e no ano letivo 2012-2013 acompanhei um grupo de alunos da Escola Secundária de Loulé na montagem de um destes dispositivos.

OAUC (Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra) lançou o desafio: criação de uma atividade para realizar com alunos e partilha da mesma no Mini Congresso Solar, realizado em 9 de junho de 2013, nas instalações do Observatório.

Fui convidado para apresentar um workshop sobre o projeto Estrelas e Planetas no I Encontro Internacional da Casa das Ciências, para ensinar alguns participantes a construir o livro de astronomia associado.

O IASC (International Astronomical Search Collaboration) é um programa internacional que permite acesso de escolas à pesquisa de asteroides. Em Portugal estas campanhas são coorganizadas com o NUCLIO.

O Faulkes Telescope Project permite que alunos de escolas usem em tempo real telescópios localizados em diversas partes da Terra para obter imagens do céu.

Web
Analytics Made Easy - StatCounter
visualizações | © Miguel Neta 2019