Com esta atividade os alunos obtém a relação entre as velocidade introduzidas na programação e a real velocidade de deslocamento do robô. A relação entre as velocidades reais e as inseridas na programação irão ser necessárias para outras atividades.

Objetivo geral

- Estabelecer a relação entre os valores de velocidade inseridos na programação e os valores de velocidade reais do robô.

Objetivos específicos

- Reconhecer e compreender a função dos blocos do programa.

- Utilizar a interface de programação:

- Alterar a velocidade do robô na programação;

- Efetuar o upload do programa.

- Utilizar o menu do bloco EV3.

- Compreender o conceito de intervalo de tempo.

- Medir distâncias percorridas.

- Efetuar a conversão de unidades.

- Calcular distâncias percorridas (aplica-se apenas ao método 2).

- Calcular o valor médio de um conjunto de medições.

- Calcular velocidades.

- Registar dados numa tabela.

- Interpretar o gráfico da velocidade real do robô em função da velocidade inserida na programação.

MÉTODO 1

Introdução

Um robô desloca-se sempre à mesma velocidade?

Como é que se pode calcular a velocidade com que se desloca um robô?

Como funciona o sensor de ultrassons do robô?

As velocidades inseridas na programação do robô correspondem a que velocidades reais, em unidades SI?

O robô EV3 pode deslocar-se a diferentes velocidades, dependendo dos valores que são inseridos na programação, em cada um dos motores. Os valores inseridos, de ‘0’ a ‘100’, não tem relação com qualquer unidade, pelo que é necessário calibrar três desses valores para valores de velocidade reais, em unidade SI.

A velocidade com que o robô se desloca num determinado percurso irá ser calculada através da distância que percorre e do intervalo de tempo que demorou a percorrê-la.

Na atividade é utilizado o sensor de ultrassons para controlar quando é que o robô deve terminar o seu movimento.

Material

- Computador ou tablet com o LEGO Mindstorms Education EV3 instalado.

- Projeto de programação "EV3naFisica”.

- Robô LEGO EV3.

- Documento do Excel “EV3naFisica”.

- Bloco de material para servir de obstáculo.

- Fita-cola preta.

- Fita métrica.

- Cronómetro.

MÉTODO 2

Introdução

Como determinar a distância percorrida por um robô sem medir fisicamente essa distância?

Será que através do perímetro das rodas do robô é possível determinar a distância percorrida?

Um robô desloca-se sempre à mesma velocidade?

Como é que se pode calcular a velocidade com que se desloca um robô?

As velocidades inseridas na programação do robô correspondem a que velocidades reais, em unidades SI?

As rodas do robô são circunferências que podem ser acionadas e controladas de forma independente. Ao manter a mesma velocidade nas duas rodas, o robô desloca-se segundo uma trajetória retilínea.

A distância percorrida pelo robô irá ser determinada através do produto do perímetro das rodas do robô pelo número de rotações inserido na programação.

A distância percorrida pelo robô é calculada utilizando expressões matemáticas fornecidas.

Material

- Computador ou tablet com o LEGO Mindstorms Education EV3 instalado.

- Projeto de programação “EV3naFisica”.

- Robô LEGO EV3.

- Documento do Excel “EV3naFisica”.

- Fita-cola branca.

- Fita métrica.

- Cronómetro.

Fotografias

Documentos disponíveis

[+] Guia de utilização "EV3 no ensino da Física" (para professores) [.DOCX] [.PDF].

[+] "Modelo de Plano de aula - Velocidade - método 1" (para professores) [.DOCX] [.PDF].

[+] "Modelo de Plano de aula - Velocidade - método 2" (para professores) [.DOCX] [.PDF].

[+] "Atividade - Velocidade - método 1" (para alunos) [.DOCX] [.PDF].

[+] "Atividade - Velocidade - método 2" (para alunos) [.DOCX] [.PDF].

[+] Projeto de programação "EV3naFisica" (para alunos) [.EV3].

[+] Folha de cálculo "EV3naFisica" (para alunos) [.XLSX].

 

António Machado, Miguel Neta, Teresa Carvalho

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Web
Analytics Made Easy - StatCounter
visualizações | © Miguel Neta 2018