Com esta atividade os alunos irão estudar a relação entre a distância de segurança em função da velocidade de deslocamento do robô.
Introdução
Como funciona o sensor de ultrassons do robô?
Que distância é necessária, para que um robô em movimento, não colida com um obstáculo?
E de que forma essa distância está relacionada com a velocidade real a que o robô se desloca?
O robô vai deslocar-se com movimento retilíneo ao longo de uma pista, até parar. Para imobilizar o robô é utilizado o sensor de ultrassons e um objeto com superfícies duras.
Objetivo geral
- Estabelecer a relação entre a distância de segurança e a velocidade real do robô.
Objetivos específicos
- Reconhecer e compreender a função dos blocos do programa.
- Utilizar a interface de programação:
- Alterar a velocidade do robô na programação;
- Efetuar o upload do programa.
- Utilizar o menu do bloco EV3.
- Medir distâncias percorridas.
- Efetuar a conversão de unidades.
- Calcular o valor médio de um conjunto de medições.
- Registar dados numa tabela.
- Interpretar o gráfico da velocidade real do robô em função da distância de segurança.
- Identificar outros fatores que poderão influenciar a distância de segurança.
Material
- Computador, ou tablet, com o LEGO Mindstorms Education EV3 instalado.
- Projeto de programação “EV3naFisica”.
- Robô LEGO EV3.
- Documento do Excel “EV3naFisica”.
- Fita-cola preta.
- Fita métrica.
- Bloco de material para servir de obstáculo.
Fotografias
Documento disponíveis
[+] Guia de utilização "EV3 no ensino da Física" (para professores) [.DOCX] [.PDF].
[+] "Modelo de Plano de aula - Travagem" (para professores) [.DOCX] [.PDF].
[+] "Atividade - Travagem" (para alunos) [.DOCX] [.PDF].
[+] Projeto de programação "EV3naFisica" (para alunos) [.EV3].
[+] Folha de cálculo "EV3naFisica" (para alunos) [.XLSX].
António Machado, Miguel Neta, Teresa Carvalho
Material publicado na Casa das Ciências a 22 de setembro de 2022.