Nesta atividade os alunos determinarão a relação entre a velocidade (real) do robô, quando se desloca com movimento retilíneo uniforme, e a distância a que um objeto colocado no robô é projetado, após este travar/parar.
Introdução
Porque é que, quando vamos a viajar dentro de um carro, somos ‘atirados’ para a frente quando o condutor trava o carro?
A inércia é a propriedade fundamental de todos os corpos que permite que estes resistam a qualquer alteração do seu movimento e está relacionada com a sua massa.
Objetivo geral
- - Estudar a Lei da Inércia através da relação entre a distância de projeção de um corpo e a velocidade real do robô.
Objetivos específicos
- Reconhecer e compreender a função dos blocos do programa.
- Utilizar a interface de programação:
- Alterar a velocidade do robô na programação;
- Efetuar o upload do programa.
- Utilizar o menu do bloco EV3.
- Medir distâncias percorridas.
- Efetuar a conversão de unidades.
- Calcular o valor médio de um conjunto de medições.
- Registar dados numa tabela.
- Interpretar o gráfico da distância de projeção em função da velocidade real do robô.
Verificar a inércia de um objeto transportado pelo robô.
Material
- Computador, ou tablet, com o LEGO Mindstorms Education EV3 instalado.
- Projeto de programação “EV3naFisica”.
- Robô LEGO EV3.
- Documento do Excel “EV3naFisica”.
- Fita-cola preta.
- Régua ou fita métrica.
- Peças suplementares da LEGO (ver ponto 4 da atividade).
Fotografias
Documentos disponíveis
[+] Guia de utilização "EV3 no ensino da Física" (para professores) [.DOCX] [.PDF].
[+] "Modelo de Plano de aula - Inércia" (para professores) [.DOCX] [.PDF].
[+] "Atividade - Inércia" (para alunos) [.DOCX] [.PDF].
[+] Projeto de programação "EV3naFisica" (para alunos) [.EV3].
[+] Folha de cálculo "EV3naFisica" (para alunos) [.XLSX].
António Machado, Miguel Neta, Teresa Carvalho
Material publicado na Casa das Ciências a 22 de setembro de 2022.